A Exótica Flores abre este espaço para divulgação de alguns trabalhos de paisagismo, jardinagem e outras atividades desenvolvidas ao público em geral (residências e empresas). Não deixe de visitar o nosso show room situado à Via expresa de Contagem, 4760 - Contagem - Minas Gerais - Brasil.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Flor de Helicônia

As helicônias crescem em qualquer tipo de solo, quer seja argiloso ou arenoso, mas o solo ideal deve ser rico em matéria orgânica, profundo, poroso e bem drenado.
A irrigação pode ser por aspersão, micro-aspersão ou infiltração. Deve-se manter o solo úmido, sem contudo causar excessos. A helicônia é sensível à falta de umidade no solo, podendo afetar em muito a qualidade do produto.
O nome "Helicônia" vem do Monte Helicônia, na Grécia onde, segundo a mitologia, residiam Apolo e as Musas.
O Rizoma é a parte primordial da Helicônia. Consiste em um órgão subterrâneo especializado e suas funções são de servir como fonte de reservas energéticas, nutrientes e água.
Recomenda-se antes do empacotamento cortar a haste e submergi-la em recipientes com água com solução de cloro a 0,02%. Esta solução atuará como bactericida.
Ao se implantar um cultivo comercial com helicônias recomenda-se o plantio de diferentes espécies, objetivando atender o mercado com produtos diferenciados em formas de cores.
Leia ...
quinta-feira, 27 de maio de 2010

Flor de Jacinto. ( Perfumada )

Hyacinthus L. é um gênero da família hyacinthaceae. De nome comum jacinto, é uma planta perene bulbosa, originária da região mediterrânea e África Meridional. Seu nome provém de Jacinto, da mitologia grega.
Cultivada em regiões serranas do Brasil a flor de jacinto significa “Coração alegre” 
A Flor possue um pequeno bolbo, que no fim do Verão se manifesta, florindo durante os meses de Agosto, Setembro e Outubro. O sinal é dado com a queda das primeiras chuvas. Desenvolve-se em matos, terrenos incultos e encostas pedregosas.
Leia ...
quarta-feira, 26 de maio de 2010

Folhagem para jardins


Indicado para áreas que possua sombra, ou para jardim de inverno. Sua folhagem é densa.
Leia ...

Belas palmeiras


A seiva de algumas espécies de arecáceas é tradicionalmente fermentada para produzir o vinho de palma ou vinho de palmeira, muito apreciado e conhecido em Moçambique com o nome de sura (onde, para além de ser bebido, é também utilizado como fermento na fabricação de pães e bolos). O buriti (Mauritia flexuosa) também é fermentado (entre outras formas de consumo), dando origem ao vinho de buriti, e o açaí (Euterpe oleracea) dá o vinho de açaí. No Brasil a Palmeira imperial (Roystonea oleracea (Palmae)), plantada em 1809 por D. João VI, tornou-se o "símbolo do Império", em meados do śeculo XIX [1]. Em Angola o vinho de palmeira é conhecido como "marufo".
Leia ...

A primavera


De origem brasileira, a primavera (Bougainvillea spectabilis, Bougainvillea glabra) - também conhecida como buganvília, ceboleiro, três-marias ou flor-de-papel - é uma espécie rústica, que exige poucos cuidados. Seu nome foi dado em homenagem ao francês Louis Antoine Bougainville, que a descobriu em nosso país, por volta de 1790, e a levou para a Europa, onde ela se tornou famosa e se difundiu para o resto do mundo. As belas e coloridas "flores" da primavera não são exatamente as flores da planta: são brácteas (folhas modificadas) que envolvem as verdadeiras, e relativamente insignificantes, flores amareladas. O conjunto resulta numa aparência exótica, encontrada nas cores branca, rosa, vermelho intenso ou laranja.
Leia ...

Banana ornamental


De aspecto tropical, a bananeira-ornamental, enfeita jardins residenciais e públicos com muito despojamento e beleza. Isolada ou em grupos, deve ser plantada preferencialmente em locais de clima quente.
Leia ...